terça-feira, novembro 10, 2015

Doenças Mentais: TOC e Fobias

      É comum ouvir dizer que depressão é o mal do século, mas nos livros de histórias vemos que muitos artistas, poetas e filósofos do século passado sofriam desse mal e até tiravam proveito disso trabalhando o sofrimento em suas obras, consequência da depressão e isolamento.
      Dentre algumas doenças mentais existem as fobias e os transtornos, é importante que as pessoas saibam que uma alguém que sofre com essas doenças precisam de apoio e tratamento, não se deve zombar e achar que é "frescura" se alguém sofre de algo que você não entenda e não saiba as angustias que o outro passa. Por experiência própria posso dizer que é uma sensação muito ruim.
Image and video hosting by TinyPic

     Dentre elas existem o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), a Tripofobia (repugnância de objetos com padrões irregulares de furos e bolinhas), Herpetofobia (medo de anfíbios e répteis), até onde sei eu tenho apenas essas, pois são as que mais me incomodam no dia-a-dia. Ainda não busquei tratamento, pois prefiro não pensar que essas coisas existam, mas sei que num futuro próximo isso pode me prejudicar e terei de superar isso.


     O toc, diferente das fobias muda com o tempo, as fobias são estáveis. Sintomas mais comum de quem tem toc é compulsão por limpeza, rituais de recontagem, rituais de comprovação e compulsão por organização. Essas podem ser diagnosticadas no cotidiano, o que facilita na busca por um tratamento. E vocês? Tem alguma fobia ou transtorno?

2 comentários:

  1. Ótima postagem infelizmente eu também sofro de alguns TOC´s e outras coisas chatas que acredito não entrar no quesito fobias. Também tenho a mania de olhar umas vinte vezes se coloquei a chave no local, se desliguei a TV da tomada ou o estabilizador, se realmente fechei a torneira (é um tipo diferente de TOC, não aquele que você sisma que não fez, no meu caso é a falta de segurança e o prazer de saber se fez e ter a tranquilidade de sair do cômodo ou de casa sabendo que as coisas então ok) e realmente é horrível.

    Estou fazendo um tratamento com o psicólogo, mas eles não ajudam nessa parte, o profissional está me preparando psicologicamente para consultar um psiquiatra que é a área dele. Bom, espero que em 2016 eu me livre desse mal que vem me atormentando há muitos anos! Você também, quando começar o tratamento irá gostar e se livrará também, coloque na agenda de coisas e metas para cumprir para o ano que vem ai! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocarei, sem dúvida. É uma coisa que só quem tem sabe, é agoniante a sensação de necessitar de certeza se está tudo ok.E as fobias, medos irracionais, talvez seja o que mais incomoda. :p

      Excluir

© Rabiscos de Tudo 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis